quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mobiliário na Antiguidade Clássica


Mobiliário da Grécia Antiga

O mobiliário
Camas, cadeiras e mesas.

As informações importantes sobre o mobiliário do período arcaico são encontradas sob a forma de modelos de terracota, esculturas e principalmente pinturas de vasos.
O mobiliário grego, entre 1200 e 300 AC, produziu uma variedade maior do móvel decorativo. Usavam o mármore, o bronze, o ferro e a madeira nativa como o cedro na construção de seus moveis que eram nos tons azeitona e amarelo, sendo torneados, decorados com entalhações, incrustações, pinturas e embutidos com as pedras preciosas, com proporções mais harmônicas, com assentos mais baixos e dimensões menores do que os modelos egípcios.
As camas eram formadas por suportes em pilastras com capitel jônico, com influencia do Egito e Ásia menor. O leito ou cline assim chamado eram usados para dormir e os homens reclinavam-se nele para comer. Os suportes do leito eram por vezes torneados, e a parte de cima da perna tinha a forma de um sino pesado e côncavo. Este estilo era bastante feio e em seguida passaram a usar pernas retangulares, decoradas com palmitos e ocais, sendo por vezes as ovais recortadas de modo a deixar apenas um colo fino de madeira como suporte do leito. Do lado da cabeceira, as pernas terminavam muitas vezes num par de volutas, que levantavam a cabeceira da cama a uma altura superior à dos pés. O colchão assentava em tiras cruzadas de cabedal ou cordas fixas à armação.

 
 
Cadeiras “Difros” sem espaldar e com suporte em cilindros, cadeiras “Klismos” de pernas e encosto curvos, cadeira 'Thronos" era uma cadeira cerimonial com ou sem braços. Tinha geralmente pernas retangulares decoradas com as de um leito. As cadeiras e os braços vulgares tinham geralmente pernas torneadas ou zoomórficas, sendo as patas de touro e leão as formas mais vulgares. Haviam também cadeiras com as pernas terminando em discos, patas de cachorro ou leão. Sendo divididas em modelos de honra – usadas em cerimoniais ao ar livre – e de uso comum. Também usadas pelas mulheres que se sentavam nelas durante as refeições.

Cadeira "Difros"
 
Cadeira "Klismos"
A "klismos" era uma cadeira elegante, de belas proporções com espaldar curvo, pés em forma de sabre e assento trançado. (a cadeira klismos era voltada ao universo feminino!)

Cadeira "Throno"

Mesas usadas para comer eram pequenas e baixas, podiam ser guardadas por debaixo do leito quando não estavam a uso, muitas vezes de bronze, com 3 ou 4 pés.
Mesa helenística de três pés, encontrada em Tebas, mp Egito. Tem um tampo redondo e as pernas são em forma de colo de cisne, assentes em cascos de cabra.

Modelo em bronze de uma mesa de três patas.

Foi na Grécia que começaram a fazer as primeiras peças de mobiliário infantil, nos meados do século V a.C. inventaram uma cadeira de bebê em que a criança ficava sentada em segurança.
As duas principais contribuições da Grécia clássica para a evolução em longo prazo do mobiliário europeu foram à adição de apoios curvos para a cabeça e para os pés ao leito e a criação da cadeira a que se dava o nome de klismos. Esta peça tinha pernas em forma de sabre à frente e atrás. A curva das pernas da frente era continuada e invertida pelos prumos do encosto, que era constituído por uma única travessa de madeira curva e horizontal, situada à altura das omoplatas. Era a forma mais elegante jamais inventada para uma peça de mobiliário de assento. É desta peça da versão clássica do leito que derivam as belas peças de mobiliário de assento dos estilos Regência inglês e Diretório francês.



Fontes:
http://www.areliquia.com.br/artigos%20anteriores/reliquia_outubro_2006/mobiliario.htm
http://www.decoplanmoveisplanejados.com.br/dm/historia-dos-moveis.html

Por:
Priscila da Silva Lemke_Renata Tonin