segunda-feira, 24 de setembro de 2012

LUIS XIII



Barroco na França

O estilo Barroco na França foi dividido em três períodos, identificados com o nome dos governantes da época.
São eles: o estilo Luís XIII, o estilo Luís XIV e o estilo Regência.

O Estilo do Monarca Francês Luís XIII

 

O estilo durou do fim do século XVI até a subida de Luís XIV ao trono.
No inicio sofrendo as influências de estilo renascentista italiano, o estilo Luís XIII aparece com um aspecto pesado e redundante, reflete grandiosidade e excesso de ornamentos (influência do Barroco).
No reinado de Luís XIII (1610-1661), o estilo barroco correspondeu a uma época de mentalidades e atitudes carregadas de certa tristeza e severidade porque o monarca era uma figura apagada e triste. Essa conjuntura influenciou o estilo do mobiliário da época, originando móveis austeros, pesados e dotados de sobriedade, onde não existia o luxo na decoração, mas a impressão de ter apenas uma utilidade prática.
Neste período surgiram novos tipos de mobiliário, tais como as cômodas, as secretárias, as chaise longe, o leito de repouso, o canapé, os roupeiros e louceiros.  



















              
Todas as peças de menores dimensões e mais fáceis de deslocar, o que facilitava a arrumação e a decoração de interiores.
            O quarto era a principal peça da residência, ocupado pelo leito en housse (com cobertura), ornado de cortinas (substituído por volta de 1645 pela alcova fechada com uma balaustrada) e por poltronas, cadeiras, genuflexórios e tamboretes guarnecidos de tecido, com pés torneados em círculo ou em espiral. O grande móvel foi o cabinet, um móvel com vários compartimentos para objetos preciosos; era feito de ébano, sendo freqüentemente importado de Flandres, e tinha batentes esculpidos em baixo-relevo, sustentado por cariátides, mísulas ou balaústres. A escrivaninha, vinda da Itália, também apareceram nesse período.





Fontes:
http://sylkellydecor.blogspot.com.br/2008/09/estilo-lus-xiii.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_XIII_de_Fran%C3%A7a
http://www.brasilescola.com/biografia/luis-franca-xiii.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estilo_Lu%C3%ADs_XIII
http://www.omovel.com.br/2011/07/os-estilos-franceses.html

Por:
Priscila da Silva lemke_Renata Tonin

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Renascimento

O MÓVEL DO RENASCIMENTO

      
        O período do Renascimento é uma época de afirmação de conceitos novos no mobiliário. A casa deixa de ser concebida apenas como a habitação, adquirindo o sentido de residência. Com isto, os móveis deixam de ser peças descoladas da arquitetura; tornam-se parte dos interiores, integrando o planejamento arquitetônico.



RENASCENÇA ITALIANA


        A primeira inovação nos móveis do renascimento italiano foi a arca de madeira decorada, muito elaborada, denominada “cassone”, geralmente usada como presente de casamento, com enxoval e pertences bem guardados. Era um móvel bastante trabalhado e ornamentado, com entalhes, cenas pintadas com temas ligados à Antigüidade

 Cassone

 

Cadeira Savanarola : invenção italiana da cadeira dobrável.

RENASCENÇA ESPANHOLA


         O Renascimento adquire algumas particularidades, como a marcante influência árabe na Espanha, como os delicados desenho em azulejos e couros e a combinação de madeira e metal, continuaram bastante populares durante os séculos XVI e XVII. Durante o século XVI, a principal contribuição espanhola à história do mobiliário foi a criação de um tipo de móvel chamado “bargueño”, composto por uma arca de tampa frontal com várias gavetas sustentadas por um armação.


Bargeño

 Renascimento.
A partir do ano 1300.
Cadeira de espaldar alto - renascimento
Banqueta - renascimento
MUSEU IPIRANGA
 


    O estilo renascentista do edifício de 1895 une sua grandiosidade ao acervo que veio, principalmente, da coleção pessoal do coronel paulista Joaquim Sertório. O acervo de história natural do militar deu origem ao Museu Paulista, localizado dentro do Parque da Independência. Com mais de 125 mil itens, a casa guarda objetos indígenas, mobiliário, armaria, pinturas, ferramentas e outros instrumentos, muitos de uso pessoal. As peças encontradas no acervo do museu retratam a vida no país, especialmente em São Paulo, desde os idos de 1500 até 1950.
     
A construção abriga também duas bibliotecas e seções que tratam de documentação arquivística e iconográfica e laboratórios de conservação e restauro. No passeio pode se observar o trabalho de projeto do italiano Ettore Ximenez, em granito, com adornos em bronze - a estátua em homenagem ao "grito", em cujo subsolo se encontram os despojos de D. Pedro I e suas duas esposas.

Além de ser considerado um marco histórico, o Parque Independência é tombado desde 1975.

Renascimento na França

 

 

 

 

Arte Renascentista

Contexto Histórico
      As conquistas e o contato mercantil com a Ásia ampliaram o comércio e diversificaram os produtos de consumo na Europa a partir do século XV. Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc.

 

Síntese do Movimento
      Além de atingir a Filosofia, as Artes e as Ciências, o Renascimento fez parte de uma ampla gama de transformações culturais, sociais, econômicas, políticas e religiosas que caracterizam a transição do Feudalismo para o Capitalismo.  Nesse sentido, o Renascimento pode ser entendido como a valorização do homem (Humanismo) e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Média.
Mobiliário
      O móvel do Renascimento possui um claro sentido arquitetônico, sendo semelhante aos edifícios da época. Algumas peças parecem miniaturas da arquitetura. A mobília de luxo, ainda é rara; prevalece um sentido medieval no mobiliário e certa rigidez em alguns modelos.

 

Música
     A música renascentista é de estilo polifônico, ou seja, possui várias melodias tocadas ou cantadas ao mesmo tempo. Os maiores tesouros musicais renascentistas foram compostos para a igreja, num estilo descrito como polifonia coral ou policoral.

 

Literatura
     A literatura do Renascimento deu destaque à personalidade individual. Novas formas, como os ensaios e as biografias, tornaram-se importantes. A maior parte da literatura medieval fora escrita em Latim, já os escritores do Renascimento começam a adotar línguas vernáculas, como francês e o italiano. Houve o florescimento de vários gêneros literários como a poesia, o romance, a epopéia, a história e a ciência política.

 

Geografia
   Foi na Península Itálica que o comércio mais se desenvolveu neste período, dando origem a uma grande quantidade de locais para produção artística. Cidades como, por exemplo, Veneza, Florença e Gênova tiveram um expressivo movimento artístico e intelectual. Por esse motivo, a Itália passou a ser conhecida como o berço do Renascimento.

 


Vestuário
Durante a Renascença, as roupas passaram a utilizar bordados cada vez mais complexos e refinados (à base de pérolas e pedras preciosas). O uso de jóias pesadas era bastante apreciado, o preto se apresentava como uma cor que ressaltava estes pequenos detalhes de riqueza. Os tecidos mais apreciados e caros eram o algodão (importado da Índia), seda, veludo, cetim e brocado.
Pintura                                                                                              

Suas principais características são:                                                                                                          
 * Perspectiva: arte de figura, no desenho ou pintura, as diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os princípios da matemática e da geometria.
* Uso do claro-escuro: pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra. Esse jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos.
* Realismo: os artistas do Renascimento não vêem mais o homem como simples observador do mundo que expressa à grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada.
* Inicia-se o uso da tela e da tinta a óleo.
 Arquitetura

      
     Na arquitetura renascentista, a ocupação do espaço pelo edifício baseia-se em relações matemáticas estabelecidas de tal forma que o observador possa compreender a lei que o organiza de qualquer ponto em que se coloque. Suas principais características são:
 
* Ordens Arquitetônicas
* Arcos de Volta-Perfeita
* Simplicidade na construção
* A escultura e a pintura se desprendem da arquitetura e passam a ser autônomas.
* Construções; palácios, igrejas, vilas (casa de descanso fora da cidade), fortalezas (funções  militares).
 
 Escultura

Suas principais características são:                                                                                                 
*Buscavam representar o homem tal como ele é na realidade
* Proporção da figura mantendo a sua relação com a realidade                                                            
* Profundidade e perspectiva
* Estudo do corpo e do caráter humano
 http://arteeducacao702.blogspot.com.br/p/arte-renascentista.html
Luciano 4n9

Barroco: inicio, características, apanhado geral

                                                                                          BARROCO

    Barroco é o nome dado ao estilo artístico que floresceu entre o final do século XVl e meados do século Xlll, inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestante e alguns pontos do Oriente. Considerado como o estilo correspondente ao absolutismo e à Contra-Reforma, distingue-se pelo esplendor exuberante. De certo modo o Barroco foi uma continuação natural do Renascimento, porque ambos os movimentos compartilharam de um profundo interesse pela arte da Antiguidade clássica, embora interpretando-a diferentemente, o que teria resultado em diferenças na expressão artística de cada período.
    Enquanto no Renascimento as qualidades de moderação, economia formal, austeridade, equilíbrio e harmonia eram as mais buscadas, o tratamento barroco de temas idênticos mostrava maior dinamismo, contrastes mais fortes, maior dramaticidade, exuberância e realismo e uma tendência ao decorativo, além de manifestar uma tensão entre o gosto pela materialidade opulenta e as demandas de uma vida espiritual. Mas nem sempre essas características são bem evidentes ou se apresentam todas ao mesmo tempo. Houve uma grande variedade de abordagens estilísticas, que foram englobadas sob a denominação genérica de "arte barroca", com certas escolas mais próximas do classicismo renascentista e outras mais afastadas dele, o que tem gerado muita polêmica e pouco consenso na conceituação e caracterização do estilo.
    Para diversos pesquisadores o Barroco constitui não apenas um estilo artístico, mas todo um período histórico, todo um novo modo de entender o mundo, o homem e Deus. As mudanças introduzidas pelo espírito barroco se originaram, pois, de um grande respeito pela autoridade da tradição clássica, e de um desejo de superá-la com a criação de obras originais, dentro de um contexto social e cultural que já se havia modificado profundamente em relação ao período anterior.


Pietro da Cortona: O triunfo da Divina Providência, 1633-1639. Afresco em teto do Palazzo Barberini, Roma
http://pt.wikipedia.org/wiki/Barroco 
Gian Lorenzo Bernini
Um dos pioneiros da arte barroca, juntamente com seu rival Francesco Borromini, Bernini é autor de inúmeras obras célebres, entre as quais se destaca o baldaquino da basílica de São Pedro em Roma.
     Escultor, arquiteto e pintor italiano, Gian Lorenzo Bernini nasceu em Nápoles em 7 de dezembro de 1598. Estudou em Roma com o pai, também escultor, e em 1616 já dava mostras de seu talento no grupo "Enéias, Anquises e Ascânio fugindo de Tróia".

     As primeiras esculturas de Bernini já eram altamente revolucionárias pelo movimento, os valores tácteis e a expressão dos rostos.

     Por encomenda do cardeal Borghese, realizou várias obras num estilo independente que representava uma reação contra os conceitos da estatuária renascentista então em voga.

     Entre esses trabalhos destacam-se "David lançando a pedra" (1619), "O rapto de Prosérpina" (1621) e "Apolo e Dafne" (1623), hoje na Galleria Borghese, em Roma.

     Seu "David", no mesmo museu, retratado no ato de lançar a pedra, tem o mérito de envolver o espectador na ação, característica que lhe marcou outras obras.
     Matteo Barberini, eleito papa em 1623 com o nome de Urbano VIII, foi o maior patrono de Bernini. Durante seu pontificado, o artista criou o baldaquino de São Pedro (1624), as fachadas da igreja de Santa Bibiana e do palácio Propaganda Fide (1627), o projeto dos campanários da basílica de São Pedro.
     Essa estrutura simbólica, montada em bronze sobre o túmulo do apóstolo Pedro, constitui uma nova fusão de escultura e arquitetura e, pela perfeição de suas proporções, serve de mediador entre o visitante e as dimensões gigantescas da basílica.
     Da mesma época datam inúmeros túmulos e fontes, como a da Barcaccia, na Piazza di Spagna, em Roma. Além disso, pintou, fez gravuras e escreveu para o teatro.
     Em 1644 morreu Urbano VIII, que foi sucedido por Inocêncio X. Bernini perdeu seu privilegiado lugar no Vaticano para o rival Borromini. Estava então trabalhando no grupo "A verdade descoberta pelo tempo", em alusão à injustiça das perseguições que lhe foram movidas, mas que ficou inacabado.
     Em 1647 Bernini completou, na capela Cornaro da igreja de Santa Maria della Vittoria, em Roma, o "Êxtase de santa Teresa", um dos pontos altos da escultura barroca.
     Pouco depois reconciliou-se com o novo papa, que lhe encomendou a "Fonte dos quatro rios" (1648-1651), peça central da Piazza Navona, também em Roma. Em 1656, já no pontificado de Alexandre VII, projetou a colunata da praça de San Pietro, a igreja de Sant'Andrea al Quirinale e a escada régia do Vaticano.
     Na basílica de São Pedro há outras obras notáveis de sua autoria, como o túmulo de Urbano VIII (1628-1647), que mostra o papa sentado, o braço alçado em gesto de comando. Abaixo, ladeando o sarcófago de bronze, encontram-se duas virtudes em mármore branco, a Caridade e a Justiça. Por cima do sarcófago a figura da Morte parece escrever o nome de Urbano numa folha.
     Outro famoso túmulo é o de Alexandre VII (1671-1678), executado porém, em grande parte, por seus discípulos.
     A fama do escultor e arquiteto ultrapassou as fronteiras da Itália. A convite de Luís XIV, Bernini passou algum tempo em Paris. Seus projetos para a fachada do Louvre não chegaram, no entanto, a ser executados. De sua estada na França só ficaram um busto de Luís XIV, vários desenhos e a estátua eqüestre do rei francês.
     Em seus últimos anos Bernini restaurou a ponte do castelo de Sant'Angelo (1667-1669), para a qual criou uma série de anjos amargos e dolentes.
     Bernini foi durante mais de dois séculos desprezado pelos acadêmicos e classicistas e considerado o melhor exemplo do mau gosto e da monstruosidade artística. Com a reabilitação do estilo barroco no século XX, voltou a ser reconhecido como um dos maiores escultores e arquitetos de todos os tempos.
     De suas pinturas, conservam-se o "Martírio de são Maurício" (c. 1630), no Studio del Musaico, do Vaticano, e o auto-retrato na Galleria degli Uffizi em Florença.
     Vitimado por uma apoplexia, Bernini morreu em Roma em 28 de novembro de 1680.
http://www.pitoresco.com/escultura/bernini/bernini.htm
Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios), foi esculpida por Gian Lorenzo Bernini entre 1648 e 1651, artista do barroco italiano, foi concebida por uma ordem do Papa Inocencio X o Papa da familia Pamphili, cujo tinha sua casa nesta praça.
Esta localizada na Praça de Navona, em Roma. Ela representa os quatro principais continentes do mundo, cortados por seus principais rios: Rio Nilo, na África; Rio Ganges, na Ásia, Rio da Prata, na América e o Rio Danúbio, na Europa.

 Bernini - Ecstasy of St. Teresa (detail)
 Bernini angel







http://www.tumblr.com/tagged/bernini?before=1294723718




Características do Barroco
O estilo barroco nasceu em decorrência da crise do Renascimento, ocasionada, principalmente, pelas fortes divergências religiosas e imposições do catolicismo e pelas dificuldades econômicas decorrentes do declínio do comércio com o Oriente.
Todo o rebuscamento presente na arte e literatura barroca é reflexo dos conflitos dualistas entre o terreno e o celestial, o homem (antropocentrismo) e Deus (teocentrismo), o pecado e o perdão, a religiosidade medieval e o paganismo presente no período renascentista. 
1) A arte da contrarreforma
A ideologia do Barroco é fornecida pela Contrarreforma. Em nenhuma outra época se produziu tamanha quantidade de igrejas, capelas, estátuas de santos e monumentos sepulcrais. As obras de arte deviam falar aos fiéis com a maior eficácia possível, mas em momento algum descer até eles. A arte barroca tinha que convencer, conquistar e impor admiração.
2) Conflito entre corpo e alma
O Renascimento definiu-se pela valorização do profano, pondo em voga o gosto pelas satisfações mundanas. Os intelectuais barrocos, no entanto, não alcançam tranquilidade agindo de acordo com essa filosofia. A influência da Contrarreforma fez com que houvesse oposição entre os ideais de vida eterna em contraposição com a vida terrena e do espírito em contraposição à carne. Na visão barroca, não há possibilidade de conciliar essas antíteses: ou se vive a vida sensualmente, ou se foge dos gozos humanos e se alcança a eternidade. A tensão de elementos contrários causa no artista uma profunda angústia: após arrojar-se nos prazeres mais radicais, ele se sente culpado e busca o perdão divino. Assim, ora ajoelha-se diante de Deus, ora celebra as delícias da vida.
3) O tema da passagem do tempo          
O homem barroco assume consciência integral no que se refere à fugacidade da vida humana (efemeridade): o tempo, veloz e avassalador, tudo destrói em sua passagem. Por outro lado, diante das coisas transitórias (instabilidade), surge a contradição: vivê-las, antes que terminem, ou renunciar ao passageiro e entregar-se à eternidade?               
4) Forma tumultuosa
O estilo barroco apresenta forma conturbada, decorrente da tensão causada pela oposição entre os princípios renascentistas e a ética cristã. Daí a frequente utilização de antíteses, paradoxos e inversões, estabelecendo uma forma contraditória, dilemática. Além disso, a utilização de interrogações revela as incertezas do homem barroco frente ao seu período e a inversão de frases a sua tentativa na conciliação dos elementos opostos.

http://www.soliteratura.com.br/barroco/barroco03.php





http://www.monografias.com/trabajos16/barroco-exponentes/barroco-exponentes.shtml 



Par de Magníficas Poltronas no estilo Barroco Italiano 

http://movelariacarioca.blogspot.com.br/2011/09/par-de-magnificas-poltronas-no-estilo.html 

 


 Móveis no estilo barroco

http://portuguese.alibaba.com/product-gs/italian-luxury-furniture-baroque-hand-craft-antique-bed-end-bench-514020289.html 



http://www.arcoweb.com.br/design/exposicao-uma-historia-do-sentar-adelia-borges-19-02-2003.html

Móvel de madeira estilo barroco
http://saojoaodemeriti.olx.com.br/restauracao-e-conservacao-de-esculturas-e-moveis-em-madeira-barrocos-etc-iid-192013586
  VINTAGE GLAMOUR - Aparador Estilo Barroco

 

http://cidaderiodejaneiro.olx.com.br/vintage-glamour-aparador-estilo-barroco-de-parede-temos-o-espelho-iid-227217231


Lilian 4n9