segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Luis XV

Cadeira Neoclássica Luis XV


 



 


Poltrona Luis XV

     As poltronas Luiz XV sempre foram destaque na história, mas ao mesmo tempo criam-se espaços completamente elegantes, pois elas sempre fizeram parte de todo status que viveram no passado. Os decoradores amam poder utilizar as poltronas Luiz XV, além de deixar espaços mais elaborados e chiques, elas podem ser utilizados unicamente seguindo a tendência Luiz XV, como também utilizá-las mesclando com estilos modernos. Você poderá deixar, por exemplo, uma sala íntima de estudos muito mais aconchegante, utilizando poltronas Luiz XV com estofados bem coloridos em mesa mais modernizada, o bom é que elas já darão o toque final que falta.

      As poltronas Luiz XV são cheias de muito charme, originando muita feminilidade com suas curvas ornamentando-as, curvas bem sinuosas, com várias tonalidades e com muito dourado detalhando algumas partes. Pode-se dizer que hoje em dia há uma busca muito grande em brechós por essas poltronas, é muito gratificante poder adquirir uma e deixá-la de acordo com o ambiente que está criando, pois elas aceitam desde o original quanto ao modernismo.

 







Poltronas Luís XV são mais baratas em brechó

     Tudo o que é antigo, até pouco tempo atrás, não tinha muito valor. Mas, hoje as coisas mudaram e tudo que é antigo em termos de moda e decoração voltou com força total compondo a tendência vintage ou retrô.

 



     É isso mesmo, aqueles móveis que antigamente faziam parte da decoração da casa das vovós, como as cristaleiras, hoje são supervalorizados e disputados em brechós da categoria. No segmento de vestuário e calçados então nem se fale, os grandes laços voltaram, assim como as rendas, os saltos quadrados, os lenços, os decotes retos, as mangas bufantes…



Poltrona Luiz Felipe XV


 Em acabamento em PU tecido em chenille com capitoné







Luís XV

     Estilo Francês do fim do século XVIII, que inicia dentro do período de artes Neoclássico (1780-1830 aproximadamente). Trata-se de uma reação clássica aos excessos do período anterior (Rococó, Luís XV). Havia, na época, um certo cansaço da curva livre e orgânica exaustivamente utilizada no Barroco e Rococó (períodos anteriores). Buscava-se o repouso e moderação das linhas clássicas que priorizavam uma harmonia entre retas e curvas geometrizadas.

Escritório em estilo Luís XV: Pernas cabriolet e uso exclusivo das curvas

     Os tecidos utilizados em estofamento eram de textura delicada e requintada como a seda, brocados delicados e adamascados, freqüentemente com pinturas de damas e cenas da época ou estampas florais.

     Estilo Francês surgido no séc. XVIII, no período denominado Rococó nas artes, durante o governo do Rei Luís XV. Era uma época em que se priorizava um convívio social intenso, recebia-se muito, a alegria e o imediatismo imperavam. A influência feminina nas artes acentuava-se e as pessoas tinham uma visão, de certa forma, sensualista do mundo.

CARACTERÍSTICAS DO MÓVEL:

Em uma relação de influências direta com a sociedade da época, o móvel resulta leve, feminino, gracioso e, por vezes, excessivo nos ornamentos:
- Perna cabriolet (em forma de pé de cabra).
- Uso da concha, flores e folhagens como ornamento.
- Uso constante da curva livre e sinuosa.
- Ausência quase total da linha reta.
- Preferência por tons suaves nos estofamentos.
- Madeira dourada, pintada em tons claros (pátinas) ou aparente em tons médios.
- As linhas curvas deste estilo podem estabelecer um contraste interessante com móveis de linhas retas.

      A Sala Luís XV em estilo neo-barroco, utilizada para reuniões sociais e banquetes, beneficia de sacadas com vistas para o Castelo de S. Jorge e Rio Tejo. A pintura do tecto é atribuída a José de Queiroz. 



Luciano 4n9

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário