terça-feira, 16 de outubro de 2012

Luís XVI


 Nome completo
Louis Auguste de France
Nascimento
23 de agosto de 1754
                                                                                 Versalhes
Morte
21 de janeiro de 1793 (38 anos)
                                                                                              Paris
Sepultamento
Basílica de Saint-Denis, França
Esposa
Maria Antonieta de Áustria
Filhos
Maria Teresa Carlota
Luís José Xavier Francisco
Luís Carlos
Sofia Beatriz
Pai
Luís, Delfim de França
Mãe
Maria Josefa de Saxônia


 



Louis XVI tornou-se o herdeiro do trono e o rei Bourbon última da França após a morte de seu pai em 1765. Em 1770, ele se casou com arquiduquesa austríaca Maria Antonieta, a filha de Maria Teresa e Sacro Imperador Francisco I. Depois de uma série de erros que regem, Louis XVI trouxe a Revolução Francesa desabar sobre si mesmo, e em 1793 ele foi executado. Sua esposa, Marie-Antoinette, foi executada nove meses depois.
  

 




Início da vida


Louis XVI nasceu em 23 de agosto de 1754, no Palácio de Versalhes. Chamado Louis Auguste de França, ele recebeu o título de Du Berry significando seu status júnior na corte francesa. Ele era o terceiro filho de Louis, Delfim da França e neto de Luís XV da França. Sua mãe, Marie-Josephe da Saxônia, era filha de Frederico Augusto II da Saxônia, também o Rei da Polônia. 

Louis Auguste cresceu forte e saudável, embora muito tímido. Ele foi educado por nobres franceses e religião estudada, moralidade e humanidades. Se destacou em latim, história, geografia e astronomia e alcançado fluência em Italiano e Inglês. 

Com sua boa saúde, ele gostava de atividades físicas, como caça e desde cedo gostava de serralharia, se tornando um hobby ao longo da vida. Os pais de Louis prestavam pouca atenção a ele, sempre enfocando seu irmão mais velho, o herdeiro aparente, Louis duque de Bourgogne, que morreu aos nove anos de idade em 1761. Então, em 20 de dezembro de 1765, seu pai morreu de tuberculose, e Louis Auguste tornou Dauphin aos 11 anos. Sua mãe nunca se recuperou das tragédias familiares e também sucumbiu à tuberculose em 13 de março de 1767. Louis Auguste estava mal preparado para o trono, que estava prestes a herdar após a morte de seus pais. Como resultado, ele se apresentou como sendo muito indeciso.   

Aos 15 anos (em Maio de 1770), Louis casou com 14 anos de idade com a arquiduquesa Maria Antonia (Maria Antonieta), sua prima de segundo grau, uma vez removidos, em um casamento arranjado. Ela era a filha mais nova do Sacro Imperador Francisco I e Maria Teresa Imperatriz.  Os primeiros anos de casamento de Louis e Marie foram amigáveis, mas distante. Sua timidez o manteve distante dela e seu medo quanto sua manipulação fez frio com ela em público. Acredita-se que o casal não fez consumar seu casamento por algum tempo, tendo seu primeiro filho oito anos depois de seu casamento. Historiadores debatem a causa, mas o mais provável, Louis sofria de uma disfunção fisiológica que levou tempo para corrigir. Eventualmente, o casal teve quatro filhos, mas um morreu na infância. 

                                       Luís VXI e a esposa Maria Antonieta




Rei Luís XVI


Reinado
10 de Maio de 1774
10 de Agosto de 1792
Coroação
11 de junho de 1775
Rainha
Consorte
Antecessor
Herdeiro
Sucessor
Casa Real
Dinastia
Casa de Bourbon
Títulos
Rei de França e de Navarra, Co-príncipe de Andorra, Conde da Provença, Conde de Valentinois, Conde de Diois, Conde de Barcelona, Conde de Cerdagne, Conde de Rousillon, Conde de Forcalquier e das ilhas adjacentes e Delfim do Viennois.



Rei da França

 
Em 10 de maio de 1774, tornou-se Louis Auguste Louis XVI, com a morte de seu avô Luís XV. Apenas 20 anos de idade na época, Luís XVI era imaturo e não tinha autoconfiança. Ele queria ser um bom rei e ajudar seus súditos, mas ele enfrentou uma dívida enorme e crescente ressentimento para uma monarquia despótica. Louis não tinha força suficiente de caráter e determinação para combater a influência de facções judiciais ou dar apoio aos reformadores nos seus esforços para melhorar o governo da França.   

Nos primeiros anos de seu reinado, Luís XVI focava em uniformidade religiosa e política externa. Sucesso de Luís XVI a política externa cedo estava apoiando a luta das colônias americanas pela independência do arqui-inimigo da França Grã-Bretanha. No entanto, a política de contratar empréstimos internacionais e não aumento de impostos aumentou a dívida e levou o país a quase falência em meados da década de 1780. Isso forçou o rei a apoiar radicais reformas fiscais não favoráveis ​​com os nobres ou as pessoas. 

Sua incapacidade de resolver os problemas da França pôs em marcha à revolução que acabaria por descer sobre ele. Ele deixou as coisas piores, muitas vezes escapando para atividades mais prazerosas, como a caça e serralharia. 








      Queda

 
Por volta de 1789, a situação foi se deteriorando rapidamente. Em maio do mesmo ano, para enfrentar a crise fiscal, Luís XVI convocou os Estados Gerais, uma assembleia consultiva de propriedades diferentes ou classes econômicas (o clero, a nobreza e os plebeus). A reunião não correu bem.  

Em junho, o Terceiro Estado declarou-se Assembleia Nacional, alinhada com a burguesia, e começou a desenvolver uma Constituição. Inicialmente, Louis XVI resistiu, declarou nula e sem efeito Assembleia e convocou o Exército para restaurar a ordem. Dissensão pública cresceu e uma Guarda Nacional formada para resistir a ações do rei.   
Em julho de 1789, ele foi forçado a reconhecer a autoridade da Assembleia Nacional. 

Em 14 de julho, ocorreram tumultos em Paris e multidões invadiram a prisão da Bastilha em um show de desafio para com o rei.

Durante um tempo parecia que Luís XVI poderia acalmar as massas dizendo que ele iria concordar com suas demandas. No entanto, ele aceitou o conselho mau de conservadores da nobreza linha dura e sua esposa, Maria Antonieta . A família real foi transferida à força de Versalhes para Paris, em 6 de outubro de 1789. Louis ignorou o conselho de assessores e recusou-se a abdicar suas responsabilidades, e depois concordou com uma desastrosa tentativa de fugir para a fronteira oriental, em junho de 1791. Ele e sua família foram trazidos de volta a Paris, e ele perdeu toda a credibilidade como um monarca. Nos dois últimos anos de seu reinado, os acontecimentos aconteceram rapidamente.

No outono de 1791, Louis XVI amarraram suas esperanças na perspectiva dúbia de guerra com a Áustria na esperança de que uma derrota militar abriria o caminho para uma restauração de sua autoridade. A guerra irrompeu em abril de 1792. As suspeitas de traição levaram à captura do palácio real e a suspensão temporária dos poderes do rei.

Em 21 de setembro de 1792, a Assembleia Legislativa proclamou a Primeira República francesa. Em novembro daquele ano, a prova de negociações secretas de Luís XVI e contrarrevolucionárias intrigas foram descobertas, e ele e sua família foram acusados ​​de traição. Louis logo foi considerado culpado pela Assembleia Nacional e condenado à morte. 

Em 21 de janeiro de 1793, Luís XVI foi guilhotinado na Revolução Palácio de La. Sua esposa, Maria Antonieta, teve o mesmo destino nove meses depois, em 16 de outubro de 1793.






Fontes
http://en.wikipedia.org/wiki/Louis_XVI_of_France

http://www.biography.com/people/louis-xvi-9386943?page=3

http://noseahistoria.wordpress.com/os-alunos-e-a-historia-2/luis-xvi-de-franca/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_XVI_de_Fran%C3%A7a



Por

Priscila da Silva Lemke / Renata Tonnin
                                                                        






 









































             






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário