segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Neoclássico- Luis XVI




O estilo Luís XVI é um estilo de decoração de interiores e mobiliario que se desenvolveu a partir do reinado de Luís XVI e que se estende  aproximadamente entre 1774 e 1792. Este estilo segue as linhas do anterior, o estilo Luís XV, sendo que, entre o final deste e até 1774, existe um período de transição que se traduz em alterações superficiais do foro decorativo e não estruturais. A transição culmina na afirmação total do novo estilo com a inauguração do Castelo de Louveciennes, decorado por Ledoux para Madame du Barry.
O estilo assimila simultaneamente duas características distintas, a do estilo anterior, dentro do espírito do rococó, e a do momento que dá agora os primeiros passos, o neoclassicismo, que só assumirá toda a sua força após a Revolução Francesa. O estilo Luís XVI é, deste modo, um estilo híbrido, que conjuga nas suas peças vários elementos opostos, criando assim uma estética muito própria.
A corte vai ser mais uma vez o modelo da nova estética, onde a própria rainha Maria Antonieta, com as suas múltiplas encomendas para o Petit Trianon, vai tornar numa das peças chave no desenvolvimento do estilo. Também a Madame de Pompadour, que se tinha rendido ao gosto do estilo Luís XV, começa a se interessar pelas novas formas revolucionárias.


Postado por Caroline, Bárbara e Julian.

Um comentário:

  1. O Ateliê Américo Neves agradece ao video, e disponibiliza o nosso site e blog com acervo de fotos de Mobiliario Classico feito a mão com as mesmas tecnicas antigas passadas de Pai para Filho,visite nosso site.

    http://www.americonevescadeiras.com.br

    ResponderExcluir