segunda-feira, 12 de novembro de 2012

ESTILO IMPÉRIO - MÉRIDIENNE


   

  No final do estilo Diretório, considerado de transição, já se anunciava o estilo Império, sendo observado a predileção por cores escuras e fortes, o mobiliário mostrando, inclusive, ornamento de caráter revolucionário e militar. O estilo Diretório sempre mostrou mais característica do Império que do estilo Luís XVI, notando-se maior austeridade, simplicidade e pureza de linhas, sendo abolidos os elementos naturalistas e pastorais e procurando maior identidade com a antiguidade clássica. 
 As artes criadas no estilo Império podem ser também denominadas de neoclássicas como eram as do estilo Luís XVI e diretório, pois apesar do estilo Luís XVI ser sempre reconhecido dentro desse período o estilo Império também sofreu as mesmas influências clássicas. 
 A França após a revolução passa por uma situação de precariedade.
 Em 1804, Napoleão Bonaparte foi aclamado Imperador pelo povo e pelo senado.
 A nova aristocracia era mais experiente em táticas militares do que em arte, desconheciam o valor real de um objeto artístico,ao contrário da antiga nobreza que muito valorizava a arte, mas o imperador, pensando na posteridade e na glória do seu império, e tendo noção da importância artística procurou incentivá-la e nomeou o pintor Louis David (1748-1825) para o cargo de diretor artístico do seu governo. David muito influenciou a vida artística francesa. 
 O estilo Império foi criado pelos arquitetos Fontaine e Percier. Foi um estilo baseado, inspirado na antiguidade clássica, de forma completa, de forma inteira... Totalmente submetido à arte greco-romana sem adaptações que remetessem ao estilo francês de vida. 
 A liberdade artística do séc. XVIII desapareceu a emoção e a fantasia foi abafada e a cópia dos modelos antigos foi perfeita que a falta da originalidade na arquitetura foi flagrante. A prova da falta de criatividade e de originalidade são as igrejas que Napoleão mandou construir – La Madeleine, São Vicente de Paula e Nossa Senhora de Lorette - todas cópias de basílicas romanas.
 A decoração de interiores e os mobiliários tiveram características mais próprias dentro desse período.A ausência da graça e leveza francesa era notável no estilo Império, as artes eram rígidas nas formas e nos contornos, segundo alguns este foi um estilo escravo do militarismo napoleônico.

Méridienne
  Méridienne é uma poltrona do tipo "Canapé" para o repouso diurno no Estilo Império, usado na França no século XIX. Possui um dos seus encostos mais alto, deixando-o assimétrico e os braços originalmente com volutas.



Links:

http://sylkellydecor.blogspot.com.br/2008/11/estilo-imprio.ht
http://bemarranjado.blogspot.com.br/2012/05/meridienne-uma-poltrona-totalmente.htm

http://diariodomovel.blogspot.com.br/2012/03/imperio-seculo-xix-meridienne.html


Alunas: Gabriele R, ; Suélen B.





Nenhum comentário:

Postar um comentário