segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Império - Camas e Cadeiras

 Império


Este estilo teve origem no cérebro de três artistas franceses, arquitetos Fontaine e Percier e pintor David. A Antiguidade grega e romana era a base sobre a qual teceu uma arquitetura impressionante do mobiliário, mas, sem dúvida, a maior influência foi devido a campanha de Napoleão no Egito. Isto significa que as descobertas de Pompéia e Herculano, lançou as bases para o diretório estilo ao qual devem ser adicionados na influência do estilo Império Egípcio, que estará presente em móveis, objetos decorativos, etc.
A madeira preferida é vermelho mogno, às vezes cobertas com uma pátina verde. Os acessórios de metal são usados ​​em excesso, e relevos com emblemas de capacetes, espadas, o "N" clássico napoleônicas Império eo motivo abelha famoso, com o qual Napoleão quer enraizar sua linhagem à dinastia dos Capetos.
São dois novos móveis, as espécies sofá Meridienne cujos lados, de altura desigual, estão unidos na parte inferior por um backup que leva tanto a linha reta e do enrolamento. e Recamier (espécie de chaise-longue) backups podem ter altura igual ou desigual, este último representado pelo famoso David retratando Madame Recamier.

As camas são mais pequenos e têm forma de pote, com as duas extremidades na mesma altura. Camas império tem alguma semelhança com uma denominadoas navio "iluminada en bateau". Às vezes, eles estão em uma plataforma, refletem um excesso na sua concepção e mais como um monumento de uma mobília utilitária.
As tabelas olhar preferencialmente circular ou tampo de mármore pórfiro que descansam em um pedestal ou tripé com motivos mitológicos.
Mobiliário mostra rica variedade para as senhoras, como o pequeno banheiro portátil (coiffeuse portative) e assim é o espelho rotativo grande, cavalete, Psique nomeado.
Os estofos, sedas, veludos e cadeiras de couro verde, mesmo que revestem este modelo.
Simetria é aplicado com uma quase obsessiva, uma vez que indica a cabeça de uma mulher que possui a mesma quantidade de fios de cabelo em cada lado do frtente e dispostos de similaridade matemática.
O estilo Império foi a principal alternativa estética em mobiliário do século XVIII ea primeira metade do século XIX. Suas principais características refletem a força ea solenidade do grande conquistador francês.

Camas

Eram bem diferentes dos modelos usados na monarquia: eram copiadas do antigo modelo grego e denominada lit en bateau. Eram feitas pra serem colocadas em alcovas ou encostadas na parede, as duas extremidades tinham a mesma altura e formavam um rolo na parte exterior. Eram copiadas do antigo modelo grego e chamadas de “Lit em bateau”. Outras tendo cabeceira reta eram formadas por colunas, ou cariátides.






















Cadeiras


Não eram tão confortáveis e não tinham a impressão confortável que caracterizou os estilos Luís XV ou XVI, os braços imitando os dos tronos gregos, eram ornados de cisnes ou figuras aladas. O encosto era muitas vezes curvo e as pernas formadas por colunas, esfinges e cariátides, terminavam nos braços. O estofamento feito com tecidos pesados, veludos vermelhos, brocados azul e branco ou damasco, sedas com fios de ouro e couro verde.














Links: http://cristina-todoarte.blogspot.com.br/2011/11/estilo-imperio-napoleonico.html
http://www.todocoleccion.net/espectacular-cama-barco-madera-caoba-principios-s-xix-imperio~x29326061
http://spanish.alibaba.com/product-free/classic-four-poster-beds-106691623.html
http://spanish.alibaba.com/product-free/classic-four-poster-beds-106180710.html
http://spanish.alibaba.com/product-free/classic-four-poster-beds-106691642.html
http://sylkellydecor.blogspot.com.br/2008/11/estilo-imprio.html 
http://lista.mercadolivre.com.br/Cadeiras-Imperio-O-Par
http://antiquariocarioca.blogspot.com.br/2012/03/cadeiras-imperio.html
http://www.custojusto.pt/Braga/Moveis-Decoracao/N74+Seis+belas+cadeiras+antigas+estilo+imperio+-5659242.htm


Postado por: Bruna/Flavio/Thais



Nenhum comentário:

Postar um comentário