quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Período Neoclássico

 Biblioteca Sainte Geneviève, em Paris.

O neoclassicismo é um movimento artístico que, a partir do final do século XVIII, reagiu ao barroco e ao rococó, e reviveu os princípios estéticos da antigüidade clássica, atingindo sua máxima expressão por volta de 1830. Não foi apenas um movimento artístico, mas cultural, refletindo as mudanças que ocorrem no período, marcada pela ascensão da burguesia. Essas mudanças estão relacionadas ao racionalismo de origem iluminista, a formação de uma cultura cosmopolita e profana;

A pregação da tolerância; a reação contra a aristocracia e a Revolução Industrial inglesa.Entre as mudanças filosóficas, ocorridas com o iluminismo, e as sociais, com a revolução francesa, a arte deveria tornar-se eco dos novos ideais da época: subjetivismo, liberalismo, ateísmo e democracia. Esses foram os elementos utilizados para reelaborar a cultura da antigüidade clássica, greco-romana.No século XVIII, as rápidas e constantes mudanças acabaram por dificultar o surgimento de um novo estilo artístico. O melhor seria recorrer ao que estivesse mais à mão: a equilibrada e democrática antigüidade clássica. E foi assim que, com a ajuda da arqueologia (Pompéia tinha sido descoberta em 1748), arquitetos, pintores e escultores logo encontraram um modelo a seguir.

Surgiram os primeiros edifícios em forma de templos gregos, as estátuas alegóricas e as pinturas de temas históricos. As encomendas já não vinham do clero e da nobreza, mas da alta burguesia, mecenas incondicionais da nova estética. A imagem das cidades mudou completamente. Derrubaram-se edifícios e largas avenidas foram traçadas de acordo com as formas monumentais da arquitetura renovada, ainda existente nas mais importantes capitais da Europa.

Características do Mobiliário:

• As proporções do móvel mantêm-se ao do Império.
• Torna-se mais rectilíneo.
• Surge um móvel específico para cada finalidade.
• Utilização de uma grade metálica em algumas secretárias e mesas.
• Utilização de porcelanas nos móveis.
• Utilização da madeira de mogno pela 1ª vez, especialmente em móveis ligados à sala de jantar.
• Cadeira com espaldar à Inglesa com estofo ou com palhinha.





























Fontes

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=382
http://apontamentosdearte.blogspot.com.br/2005/11/mobiliario-neoclassico.html
http://thaa2.wordpress.com/2009/07/23/a-arquitetura-neoclassica/

Postado por Bárbara Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário