quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Estilo Império


estilo império é um estilo arquitetônico , de decoração de interiores, mobiliário e moda em geral, que se desenvolve em França no início do século XIX, e se insere dentro do espírito neoclássico.



Caracterização formal do mobiliário

Linhas mais rígidas e depuradas que no estilo diretório, superfícies planas, solenidade, sumptuosidade.

Materiais: A partir de 1806, com o Bloqueio Continental e as consequentes dificuldades na importação, abandona-se o uso de madeiras exóticas (mogno), para se usar nogueiracedro,faia, que podem ser pintadas ou douradas. Proliferação do uso de bronzes de alta qualidade aplicados ao mobiliário.

Elementos decorativos:

Juntando aos motivos da Antiguidade Clássica, surgem em força os motivos de inspiração egípcia: capiteis lotiformes – em forma de lotuscariátides com coroas egípcias (pschent) ou toucados (klafft), crocodilosleões e leopardos (cabeças e patas – nas pernas das cadeiras e mesas, por exemplo); motivos de inspiração militar (troféussabres,escudosarmaduraslanças); motivos relacionados com a Imperatriz Josefina (cisnesrosas) e com Napoleão (águiasabelhas, a letra N), animais fantásticos (quimerasgrifos, seres alados, etc.); elementos arquitectónicos (colunasbalaústres)

Tipologias: 
Cómodas: Tampos em mármore; gavetas escondidas por duas portas, dando a ilusão de móvel, ou com gavetas simuladas.


Cadeiras: Espaldar rectangular; pernas da frente que se prolongam até aos braços e que podem ter várias formas (patas de leão, animais fantásticos, etc.); pernas traseiras em curva para fora (em sabre). Estofos em damascotapeçariabrocado ou veludo. Cadeiras com pernas em X, à semelhança da curule romana.
Outras tipologias: Méridienne (lit de repôs com cabeceiras a alturas diferentes e que resultam num espaldar em diagonal), psyché (espelho rectangular que pode ser inclinado como se deseje, inserido em moldura movível), athéniennes (peças com três pés para diversas utilidades, por exempo, lavabo – quando têm bacia e jarro em porcelana).



















Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Estilo_imp%C3%A9rio#Caracteriza.C3.A7.C3.A3o_formal_do_mobili.C3.A1rio
http://www.google.com.br/imgres?hl=pt-BR&sa=X&tbo=d&biw=1366&bih=667&tbm=isch&tbnid=Skzadl8BB4XJvM:&imgrefurl=http://dcaesod.blogspot.com/2010/09



POSTADO POR BÁRBARA FREITAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário