terça-feira, 12 de junho de 2012

Civilização da Antiguidade_Império Assírio


Localização geográfica

            Ao norte da Mesopotâmia, a Assíria se espalha através de quatro países do presente. Na Síria, se estende a oeste até o rio Eufrates; na Turquia, se espalha ao norte até Harran, Edessa, Diyarbakir e lago Van; no Irã, se estende ao leste até o lago Urmi e no Iraque segue por 100 milhas ao sul até Kirkuk. Este é o coração da Assíria. Dois grandes rios correm através da Assíria, o Tigre e o Eufrates, e muitos outros rios menores. Ao norte e leste da Assíria estão as cadeias de montanhas de Taurus e Zagros. A oeste e sul se espalham um grande planalto de pedra calcária.

  


Os Assírios

A palavra Assírio, na sua forma latina, deriva do nome de Assur;
Possuíam o mais famoso exército da antiga Mesopotâmia;
Sargão II -conquista do reino de Israel e, durante o governo de Teglate Falasar, tomaram a cidade de Babilônia;
Senaqueribe: transferiu a capital do Império de Assur para Níniver;


 


 


Arte

            A arte da Assíria, desenvolveu-se no reino (situado onde hoje está o Iraque) que estabeleceu um dos maiores impérios do antigo Oriente Próximo.
            O império alcançou seu apogeu no governo de Senaqueribe (705-681 a.C.), que reconstruiu a antiga Nínive, trazendo água das montanhas para dentro da cidade através de um elaborado sistema de canais, e criando uma rede de ruas e praças. As escavações comprovam que as construções eram grandiosas e fartamente adornadas com pinturas e esculturas.
            Apenas fragmentos das pinturas foram preservados, mas uma considerável quantidade de esculturas sobrevive. Os assírios foram um povo guerreiro e na arte se dedicaram a glorificar seus reis e exércitos; o tipo de trabalho mais característico era uma seqüência de painéis de pedra esculpidos com baixos-relevos representando cenas militares ou de caça. Este tipo de relevo narrativo, disposto em torno de salões governamentais ou pátios, é uma invenção assíria e constitui sua maior contribuição para o mundo da arte.
Uma forma específica de escultura assíria era o Lamassu, um colossal animal alado, com cabeça humana, utilizado aos pares para flanquear a entrada de palácios. A civilização assíria sucumbiu quando sua capital, Nínive, foi capturada pelos babilônios e medas em 612 a.C.


 
Baixo Relevo originalmente colocado à entrada do palácio Dur Sharrukin.


 
Relevo Assírio representando o transporte de cedro Libanês.


 
Baixo Relevo Assírio, representando a caça ao Leão.


 
Assurbanipal, durante uma caçada.


 
Religião_Adoração a Assur.


 
Palácio de Assurbanipal em Nínive - Representa uma batalha do exército Assírio contra cidades Elamitas.


 
Ishtarseal, a grande deusa da fertilidade e protetora de rei Assírio. 


 
As técnicas de combate dos assírios permitiram a formação de um grande império.


Mobiliário

            O mobiliário que conhecemos do tempo dos assírios e da Babilônia é exclusivamente mobiliário do palácio.
            Relevos dos palácios dos séculos IX e VII a.C. mostram mesas de pernas cruzadas e pés de animais, tronos de costas altas e com travessas, bancos para os pés e divãs, assim como uma decoração de figuras humanas recortadas que suportam os braços das cadeiras cerimoniais.
            Uma das características comum das peças de mobiliário são os pés esculpidos em forma pinhas de cedro, quer sem mais nada, quer servindo de suporte a pés de animais.
            Esta decoração lembra os suportes cilíndricos esculpidos em forma de fiadas de contas usados pelos egípcios.
            Os assírios apreciavam muito o mobiliário de luxo.


 
Trono e Mesa Assírio.


Trono e Mesa Assírio.


Curiosidades

A descoberta da existência dos Assirios

            Em 1932, Sir Max Mallowan, o arqueólogo britânico, fez uma escavação profunda no solo intocado do topo do monte em Nínive. Foi assim que descobriu uma série de artefatos de cerâmica que recuavam aos tempos pré-históricos e comprovaram que o local havia sido habitado por volta de 5000 a.C.
            Logo depois, duas outras grandes cidades assírias foram localizadas, Ashur e Arbel, embora a data exata não tenha sido ainda determinada... Arbel é a mais velha e sua maior parte ainda não foi escavada, de modo que, seus tesouros arqueológicos ainda não foram todos descobertos. Isso também se aplica a Ashur.

"Coisas pequenas e grandes, simples e complexas, que fazemos e usamos sem pensar duas vezes, surgiram há tanto tempo atrás em terras tão distantes"

Por exemplo:

- Ninguém imagina sair de casa sem trancar a porta;
            Foi na Assíria que tanto as fechaduras como as chaves foram usadas pela primeira vez.
- Não há como viver sem saber que horas são;
            Foi na Assíria que o sistema sexagesimal de contar o tempo foi desenvolvido.
- Como imaginar dirigir em ruas não pavimentadas?
            Foi na Assíria que primeiro se usou a pavimentação.
E a lista continua:
            O primeiro sistema postal, o primeiro uso do ferro, os primeiros óculos de aumento, as primeiras bibliotecas, as primeiras privadas com descarga, as primeiras pilhas, as primeiras guitarras, os primeiros aquedutos, os primeiros arcos, e por aí afora.
            Não se pode deixar de mencionar a importância da biblioteca deixada por Assurbanipal, porque é através do estudo das tabuinhas que se pode reconstituir muito da história da Assíria. Esse é um legado inestimável.

"Mas também foram na Assíria que surgiram idéias, idéias que iriam moldar o mundo futuro"

Por exemplo:

            A idéia de uma administração imperial, dividindo as terras em territórios, administrados por governadores locais, que se reportavam a uma autoridade central, o rei da Assíria. Esse modelo de administração sobrevive até hoje.
            Os fundamentos do antigo e do novo testamentos são encontrados na Assíria, mitologicamente.
            Foi lá que a história do dilúvio universal se originou dois mil anos antes do velho testamento ser escrito. Foi lá que o primeiro épico foi escrito, o Épico de Gilgamesh (ou Epopéia de Gilgamesh), com seu tema universal e eterno das lutas e objetivos da humanidade.
            Foi lá que a própria civilização se desenvolveu e deixou frutos para as futuras gerações.
            Na Assíria foram dados os primeiros passos rumo a unificação cultural do Oriente Médio, trazendo para a esfera de poder assírio grupos diversos do Irã ao Egito, quebrando barreiras étnicas e nacionais e preparando caminho para uma unificação cultural, que facilitou a expansão do Helenismo, Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.


 
Relíquias Assírias.


 
Louvre, reconstituição do pátio em Khorsabad. 




Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ass%C3%ADria
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ass%C3%ADrios_%28grupo_%C3%A9tnico%29
http://www.infoescola.com/civilizacoes-antigas/assirios/
http://pt.wikibooks.org/wiki/Civiliza%C3%A7%C3%B5es_da_Antiguidade/Ass%C3%ADrios
http://povosdaantiguidade.blogspot.com.br/2008/07/civilizao-assria-antigo-ashur-ou-assur.html

Por:
Priscila da Silva Lemke_Renata Tonin


Nenhum comentário:

Postar um comentário