segunda-feira, 11 de junho de 2012

Tutankamon

                                                    TutanKamon

TutanKamon era filho de Akhenaton o faraó que institui o culto de Aton (Deus do sol) e era filho de Kiya (a esposa secundaria a esposa principal era Cleópatra), TutanKamon casou-se aos 10 anos de idade com a sua meia-irmã Ankhesenamom (uma das 6 filhas de Cleópatra). TutanKamon assumiu o trono ainda muito novo com apenas tinha 12 anos de idade, ele restaurou os antigos cultos aos deuses e aos privilegiados do clero em especial aos Deus Amon de Tebas tinham sido retirados por seu pai, TutanKamon morreu em 1324 a.c. aos 18, 19 ou 20 anos de idade, sem herdeiros e com apenas 9 anos no trono.

Como já tinha dito antes:

 - TutanKamon foi um faraó com um pequeno reinado, morreu muito jovem entre os 18, 19 e os 20 anos de idade.

- Casou muito novo aos: 10 anos de idade





- Casou com a sua meia-irmã (uma das 6 filhas de Cleópatra): Ankhesenamom

- Ankhesenamom era muito jovem tinha entre: 13 a 14 anos de idade



Já acerca da sua descoberta:

 - TutanKamon foi descoberto a sul das pirâmides por debaixo de outro túmulo que o tinha mantido a salvo até aos dias de hoje (em 1922).
- TutanKamon só foi descoberto em 1922 por Howard Carter.
- Howard Carter danificou a múmia de TutanKamon quando a desembrulho em busca das jóias do rei.





 

 Imagem de Howard Carter:

O que continha o túmulo de TutanKamon:

- No seu Túmulo foram encontradas armas com pequenas mocas de serem usadas em treinos; brinquedos que demonstravam ter sido usados pelo próprio faraó em criança, modelos de escravos para o servirem após a morte assim como o serviam em vida; comida; podes, cestos e utensílios de cozinha; dois tronos cerimoniais com embutidos de vidro azul com a forma de um boi e de um tigre; um trono cerimonial com o desenho da sua esposa Ankhesenamom e do jovem faraó TutanKamon (essa imagem mostrava que o faraó amava a sua esposa e que a sua esposa amava o seu esposo); também acharam duas múmias de dois recém nascidos (duas gemias, duas meninas que morreram a nascença filhas de  Ankhesenamom e do jovem faraó TutanKamon); também acharam o sarcófago do faraó TutanKamon que era feito de oro maciço.

 A causa da morte de TutanKamon:


- A varias teorias de como TutanKamon morreu pensava-se ao inicio que tinha sido assassinado porque quando acharam depois quando a foram examinar a sua múmia no ponto mais valioso de um faraó que era o seu coração acharam um pedaço de aço que parecia uma espécie de mini faça no seu coração.

- A segunda teoria é que teria morrido em batalha.

- A terceira teoria é que o jovem faraó quando estava a treinar na sua carruagem caio fazendo um ferimento muito grave  no joelho, tendo a sua rotula do joelho saído por completo tendo perdendo a rotula, esta ferida dava tremendas dores e  infectou tendo assim varias febres altas que levarão a morte do faraó.

Já acerca da sua maldição de TutanKamon:

- Howard Carter quando abriu o túmulo de TutanKamon com a sua equipa houve algo que correu mal devido ao túmulo ter ficado fechado durante aqueles anos todos la dentro estavão micróbios e outros vírus que assim que se abri-o o túmulo sairam dai a equipa e o próprio Howard Carter terem ficado doentes.
Muitos deles morrerão dai dizerem que era a maldição de TutanKamon.

Tutankamon: O Faraó sinonimo da Grandeza Egipcia!




Tutankamon:  foi um dos faraós mais famosos no mundo inteiro, graças ao descobrimento de seu sarcófago e tesouros em sua tumba, que proporcionaram novos conhecimentos à cerca dos costumes egípcios. Nascido em 1333 a.C. subiu ao trono aos nove anos de idade e governou poucos anos falecendo ainda adolescente em 1324 a.C. de maneira misteriosa. Segundo as inscrições, sua educação se iniciou aos quatro anos de idade. Aprendeu a ler, escrever e tinha aulas de religião, aritmética, geometria e medicina. Era comum naquela época, o casamento entre crianças imperiais e irmãs a fim de solidificar o trono; por isso, Tutankamon teve que seguir o protocolo imperial e casou-se com uma princesa quatro anos mais velha que ele, chamada Ankesenamon (filha de Akenaton e Nefertiti). Seu reinado era orientado por sacerdotes egípcios que o influenciavam a implantar a crença politeísta que Akenaton havia proibido. Segundo os exames legistas realizados recentemente (2005), os resultados das análises feitas em sua múmia, não revelaram sinais de que o faraó morreu por um golpe dado em sua nuca, como era suspeito. Ele teria morrido aos 19 anos e as análises de seus ossos confirmam que gozava de boa saúde e atendimento médico e que recebeu uma boa alimentação em sua infância. Os raios-X de Tutankamon mostram que os ossos de seu pescoço eram fundidos. Segundo o médico Todd Grey, que examinou as chapas, isso poderia indicar uma síndrome chamada de Klippel-Feil. A característica mais óbvia da desordem é a mobilidade do pescoço. No entanto, ela também pode causar escoliose, anomalias renais, surdez e problemas respiratórios. Levando o seu portador a não conseguir se apoiar o que em caso de queda, pode ser fatal. “Ele deveria ficar instável em pé, e pode ter andado com uma bengala ou com alguém o ajudando”, disse. Seu corpo e seus tesouros foram encontrados pelo egiptólogo Howard Carter em 1922, que após quinze meses de escavações no Vale dos Reis ao Sul do Cairo, finalmente abriram a entrada da tumba para dividir com a humanidade as imagens de uma magnífica coleção de vasos, carruagens, tronos e jóias. Tantos itens encontrados levaram 10 anos para serem removidos. Grande parte está em exposição no Museu do Cairo.

A maldição do Faraó: Corriam rumores de que os hieróglifos da tumba prometiam vingança contra quem a violasse. Todos ficaram sobressaltados quando uma cobra comeu o canário de Carter, fato que indicava um aviso de punição. Outro acontecimento marcante foi a morte por envenenamento de Lord Carnarvon (financiador das expedições). Durante as escavações, vários trabalhadores morreram ao respirarem os fungos impregnados nas paredes.


Aparência de Tutankamon: O especialista em reconstrução facial Robin Richards, da Universidade College London, criou uma cópia digital 3D usando informações de raio-X, tiradas em 1968, da múmia de Tutankamon. Ele acrescentou dados sobre a etnia, o sexo e a idade do faraó. Os dados foram enviados para técnicos em efeitos especiais da Nova Zelândia, que acrescentaram cor aos olhos, pele e sobrancelhas. Depois, o modelador facial britânico Alex Fort montou um modelo em fibra de vidro, que está exposto no Museu de Ciência de Londres (Inglaterra).


Foto: Ministerio de Cultura de Egipto / EFE

Tutankamon , o faráo da XVIII Dinastía do Egipto, iria ser pai de duas meninas gemeas que não chegaram a nascer e que foram mumificadas e enterradas junto ao jovem faráo, na sua tumba no Egito.

Quem afirma é um antropólogo da Universidade de Liverpool que estudou os restos dos dois fetos e assegura que eles seriam as filhas gemeas de Tuntankamon e sua vesposa Ajensenamón.

Outros egiptólogos discutem se elas eram realmente filhas de Tutankamón ou se foram enterradas com o propósito simbólico de que o faraó ressucitaria como um bebê na outra vida.

Múmia de Tutankamon troca sarcófago por ‘vitrine’



A partir desta segunda-feira (4), a múmia de Tutankamon, morto há mais de 3.000 anos, será exposta aos visitantes numa urna transparente. Foi assentada na antecâmara da tumba do faraó mais famoso do velho Egito, no Vale dos Reis, próximo à cidade de Luxor.

A transferência do sarcófago antigo para a nova urna foi feita na manhã deste domingo (4). Tutankamon recebeu um tratamento de celebridade. Jornalistas do mundo inteiro acotovelaram-se para obter uma imagem do rosto do “faraó-menino”, que foi entronizado em 1336 AC, com escassos nove anos de idade.

A curiosidade inaudita tem lá as suas razões. Antes da exposição deste domingo, a múmia de Tutankamon fora examinada apenas quatro vezes. Estima-se que só 60 pessoas tenham desfrutado da oportunidade de dar de cara do com o faraó. Um privilégio agora estendido a qualquer mortal com dinheiro no banco para comprar uma viagem ao Egito.

A novidade da urna de vidro foi embrulhada em explicações científicas. Alegou-se que, enfiada no sarcófago original, a múmia deteriorava-se rapidamente, graças aos efeitos do calor, da umidade e da poeira. Na nova “morada”, dotada de mecanismos de controle de temperatura, o velho Tuta teria alcançado, agora sim, a eternidade suprema.

Esconde-se por trás da inovação, porém, uma outra explicação, de natureza econômica. As autoridades egípcias desejam atrair turistas. Mais turistas. Hoje, cerca de 350 pessoas visitam diariamente a tumba de Tutankamon. Estima-se que, seduzidos pela transparência do “sarcófago” high-tech, perto de 900 turistas acorrerão diariamente ao Vale dos Reis.

Uma visita a Tutankamon custa 80 pounds egípcios. Algo como US$ 15,00. Ou R$ 27,00. O preço deve ser reajustado. O novo valor ainda não foi revelado. Deseja-se tonificar o fundo que financia a manutenção das antiguidades do Egito, um tesouro de valor inestimável.

“Posso dizer que, pela primeira vez, a múmia está a salvo, está bem preservada”, disse, neste domingo, Zahi Hawass, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito. “Ao mesmo tempo, todos os turistas que entrarão nessa tumba amanhã de manhã poderão ver a face de Tutankamon pela primeira vez.”

A cara do faraó aproxima-o de um mortal ao mesmo tempo comum e feio. Tem o nariz chato, os dentes pronunciados e a cabeça redonda como um melão. Uma figura ligeiramente diferente daquela que fora reconstituída eletronicamente em 2005. A data da abertura do sarcófago não foi escolhida ao acaso. Marca o aniversário de 85 anos da descoberta da múmia, em 1922, pelo arqueólogo britânico Howard Carter.

Tutankamon


Os pés de Tutankamon

A fotografia mostra os pés do jovem faraó Tutankamon, cujo corpo está exposto num túmulo no Vale dos Reis, Egipto. De acordo com um estudo genético realizado em 16 múmias daquela época, entre as quais a do próprio Tutankamon, o rapaz-faraó terá morrido de malária. O estudo revela ainda que Tutankamon sofria de uma doença óssea, a doença de Köhler, tinha lábio leporino e pé boto.


Luciano e Lilian 4n9

 

 








Nenhum comentário:

Postar um comentário