segunda-feira, 4 de junho de 2012

Cultura Egípcia


A Cultura do Egito Antigo ...

Religião politeísta| Economia | Sociedade | Pirâmides | faraós/cultura | Ciência dos egípcios | escrita hieroglífica | Rio Nilo.



  A cultura egípcia foi profundamente influenciada pela religião; principalmente a arte e arquitetura. Contudo, os egípcios, buscando soluções para problemas práticos, nos deixaram também um vasto legado científico.




A civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano (margens do rio Nilo) entre 3200 a.C (unificação do norte e sul) a 32 a.c (domínio romano). Como a região era desértica, o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura.
 Sociedade egípcia

   
     Estava dividida em várias camadas, sendo que o faraó era a autoridade máxima, chegando a ser considerado um deus na Terra. Sacerdotes, militares e escribas (responsáveis pela escrita) também ganharam importância na sociedade. Esta era sustentada pelo trabalho e impostos pagos por camponeses, artesãos e pequenos comerciantes. Os escravos também compunham a sociedade egípcia e, geralmente, eram pessoas capturadas em guerras;  Trabalhavam muito e nada recebiam por seu trabalho,apenas água e comida. Economia egípcia

 Era baseada principalmente na agricultura que era realizada,principalmente, nas margens férteis do rio Nilo. Os egípcios também praticavam o comércio de mercadorias e o artesanato. Os trabalhadores rurais eram constantemente convocados pelo faraó para prestarem algum tipo de trabalho em obras públicas (canais de irrigação,pirâmides, templos, diques)



Escrita

     
    A principal escrita egípcia eram os hieróglifos, que foram decifrados em 1822 pelo francês Jean-François Champollion. Os egípcios também tinham outros dois tipos de escrita, a hierática que era hieroglífica simplificada e a demótica que era mais simples e rápida.

As artes
     A parte artística e cultural dos povos egípcios estava relacionada a tradições religiosas e funerárias. Pouca parte das obras egípcias foi criada como a arte pela arte, praticamente quase todas estavam interligadas num contexto religioso e político, como a representação do faraó.

Quéops, Quefren e Miquerinos 
     O que mais marcou a arquitetura foram as grandes pirâmides construídas no Antigo Egito, com suas proporções gigantescas e com larga utilização da pedra como matéria-prima. Até hoje nos dias atuais, ainda não se sabe direito como foram construídas essas pirâmides, os historiadores dizem que os egípcios utilizavam rampas de terra para colocar os milhares de blocos de pedra uns sobre os outros, e quanto ao transporte, teria sido usado, provavelmente, trenós. As pirâmides representavam à força política e perpétua do governante divinizado e tinham relação com a imortalidade da alma.

A ciência  

   De caráter eminentemente prático, as descobertas científicas dos egípcios direcionavam-se para a Matemática e Geometria. Desenvolveram técnicas usadas para demarcar as propriedades, além de medir áreas de triângulos, retângulos, hexágonos e o volume de cilindros e pirâmides.
    A organização de um calendário foi necessária para determinar o início da cheia e das vazantes do rio Nilo. Pelo calendário egípcio, o ano era dividido em 365 dias e havia três estações: cheia, inverno e verão.
Na medicina, os egípcios conheciam varas doenças, praticavam operações, sabiam a importância do coração para a vida animal e conheciam a circulação sanguínea.
      A escrita hieroglífica era sagrada, representada por pequenas figuras que formavam um texto. Os desenhos evoluíram para a escrita hierática, mais simples, culminando na escrita demótica, mais popular e usada pelos escribas.

     O Rio Nilo é a base de tudo.O Rio que nasce no coração da África, atravessa o deserto e deságua no Mar Mediterrâneo. Era o Nilo que fornecia a água necessária à sobrevivência e ao plantio no Egipto. No período das cheias, as águas do rio Nilo transbordavam o leito normal e inundavam as margens, depositando ali uma camada riquíssima de Húmus, aproveitada com sabedoria pelos egípcios para o cultivo tão logo o período de enchentes passava.

Um pouco da Cultura Egípcia ... 



fontes :

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Egito  acesso em 04.06.2012 às 20 hrs e 02 min.  
http://www.historiamais.com/culturaegipcia.htm  acesso em 04.06.2012 às 20hrs e 00 min.
http://www.infoescola.com/civilizacao-egipcia/cultura/  acesso em 04.06.1012 às 19 hrs e 45 min.
http://pt.scribd.com/doc/23857254/Cultura-Egipcia acesso em 04.06.2012 às 19 hrs e 30 min.
http://www.youtube.com/watch?v=oVQVhTqjSRc acesso em 04.06.2012 às 20 hrs e 10 min.


Postado por: Bárbara Freitas e Julian Martins.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário