segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Casas romanas ...

 A Arquitetura ...


É um importante legado da civilização romana para o mundo ocidental. Embora às vezes considerada como derivada da arquitetura grega e etrusca, diferenciou-se por características próprias. Sendo que, o espírito romano, não tardou a aparecer. No final do século I d.C., o “estilo romano” já havia superado essas duas influências ...



Casa romana ...

Na casa há de dois pátios nas residências unifamiliares romanas: tal aspecto costuma ser apontado como uma evidência do caráter patriarcal daquela sociedade, visto que um dos pátios seria restrito à circulação dos homens da casa.
Há dois modelos bastante difundidos de residências em Roma: 
* Insulae :caracterizadas como edifícios de múltiplos andares, normalmente usufruídos via aluguel, e destinados às camadas populares;
* E, os Domus: Residências maiores, unifamiliares e destinadas às camadas mais ricas, normalmente situadas em pontos mais altos das cidades.
Constituindo-se de uma sociedade essencialmente urbana, porém, os romanos também desenvolveram um modelo peculiar de residência rural:
A qual ficou conhecida como Villa: Embora a palavra não tenha relação direta com o atual significado de "vila" e nem pretende denotar um conjunto de casas, mas apenas uma. A villa caracterizava-se como uma grande propriedade associada aos patrícios, rodeada de pomares, jardins,fontes e outros elementos paisagísticos. Este modelo foi de tal forma presente na arquitetura romana que ele foi mais tarde adaptado às necessidades das elites do Renascimento: arquitetos como Andrea Palladio desenvolveram projetos de villas que se tornaram bastante relevantes na história da arquitetura. 
Casa Romana 
Atrium (ou Átrio) era a entrada principal da casa romana. Era em torno do Atrium, que se desenvolvia os outros cômodos da casa. O Atrium fornecia a luz necessária às divisões que o circundavam; nomeadamente: O Triclinium  utilizado para as refeições. O Tablinum; escritório do dono da casa, utilizado como sala de reunião com pessoas que não fossem da família. O Cubiculum; quartos de dormir, e, apenas nas casas mais ricas: O Balneum; verdadeiros termas romanos em escala menor. Muitas casas romanas ainda tinham um segundo Peristylium, o jardim.As casas romanas possuíam duas utilizações distintas ao longo do ano. O inverno era vivido no Atrium, com o sol a penetrar pelo Compluvium, e o Verão era aproveitado à sombra fresca da galeria do Peristylium.
Réplica de um Atrium romano clássico: O Compluvium inundava a casa de luz. 
Compluvium era uma pequena abertura no telhado, feito para permitir a entrada de luz natural em todos os cômodos da casa. 
A decoração do Atrium nas casas da roma antiga impressionava pela riqueza de mosaicos e afrescos. (Reprodução digital da Casa di Paquius Proculus em Pompéia, Itália)

Nenhum comentário:

Postar um comentário