segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Roma e seus Interiores


As moradias romanas eram bastante rigorosas e invariavelmente desenhadas segundo um retângulo básico.
A porta de entrada, que ficava em um dos lados menores do retângulo, conduzia a um espaço central chamado de átrio. O telhado do átrio possuía uma abertura retangular, exatamente na direção de um tanque chamado implúvio. Em linha reta em direção à porta de entrada, e dando para o átrio, ficava o principal aposento da casa. Os outros cômodos também davam para o átrio,mas sua disposição era menos rigorosa.
O vão retangular no telhado do átrio permitia a entrada de luz,do ar e da água da chuva que era coletada no implúvio.
Quando os gregos se encontravam no período helenístico, os romanos apreciavam muito o peristilo, um corredor coberto e circundante aberto lateralmente através de uma ou mais fiadas de colunas, e que havia no pátio de muitas casas. Mas como os romanos são zelosos em suas tradições, não queriam alterar muito a planta de suas casas, com isso, encontraram uma solução para incorporar o conjunto de colunas que admiravam.
  A solução que os romanos encontraram para adotar a característica das construções gregas, que apreciavam bastante, foi acrescentar nos fundos da casa um peristilo, em torno do qual se apresentaram os vários cômodos. O resto da construção seguia o esquema tradicional.

Fontes:

http://www.youtube.com/watch?v=s_pupeDXyRY               
http://historiadaarteemroma.blogspot.com.br/2012/06/moradias-romanas.html

Postado por: Gabriele R., Suélen B.


Nenhum comentário:

Postar um comentário