segunda-feira, 24 de setembro de 2012

LUIS XIII



Barroco na França

O estilo Barroco na França foi dividido em três períodos, identificados com o nome dos governantes da época.
São eles: o estilo Luís XIII, o estilo Luís XIV e o estilo Regência.

O Estilo do Monarca Francês Luís XIII

 

O estilo durou do fim do século XVI até a subida de Luís XIV ao trono.
No inicio sofrendo as influências de estilo renascentista italiano, o estilo Luís XIII aparece com um aspecto pesado e redundante, reflete grandiosidade e excesso de ornamentos (influência do Barroco).
No reinado de Luís XIII (1610-1661), o estilo barroco correspondeu a uma época de mentalidades e atitudes carregadas de certa tristeza e severidade porque o monarca era uma figura apagada e triste. Essa conjuntura influenciou o estilo do mobiliário da época, originando móveis austeros, pesados e dotados de sobriedade, onde não existia o luxo na decoração, mas a impressão de ter apenas uma utilidade prática.
Neste período surgiram novos tipos de mobiliário, tais como as cômodas, as secretárias, as chaise longe, o leito de repouso, o canapé, os roupeiros e louceiros.  



















              
Todas as peças de menores dimensões e mais fáceis de deslocar, o que facilitava a arrumação e a decoração de interiores.
            O quarto era a principal peça da residência, ocupado pelo leito en housse (com cobertura), ornado de cortinas (substituído por volta de 1645 pela alcova fechada com uma balaustrada) e por poltronas, cadeiras, genuflexórios e tamboretes guarnecidos de tecido, com pés torneados em círculo ou em espiral. O grande móvel foi o cabinet, um móvel com vários compartimentos para objetos preciosos; era feito de ébano, sendo freqüentemente importado de Flandres, e tinha batentes esculpidos em baixo-relevo, sustentado por cariátides, mísulas ou balaústres. A escrivaninha, vinda da Itália, também apareceram nesse período.





Fontes:
http://sylkellydecor.blogspot.com.br/2008/09/estilo-lus-xiii.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_XIII_de_Fran%C3%A7a
http://www.brasilescola.com/biografia/luis-franca-xiii.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estilo_Lu%C3%ADs_XIII
http://www.omovel.com.br/2011/07/os-estilos-franceses.html

Por:
Priscila da Silva lemke_Renata Tonin

Nenhum comentário:

Postar um comentário