segunda-feira, 10 de setembro de 2012

História do mobiliário - Idade Média

Apesar da conservação de muitas peças do princípio da era cristã e do período bizantino, existem poucos mobiliários, tanto do oriente como do ocidente. A arte bizantina tem sido muito admirada; a riqueza das igrejas imperiais, como as de Istambul, indicam que existiu um luxo paralelo no mobiliário dos palácios e das famílias poderosas. Os mosaicos de Bizâncio sugerem que a ornamentação clássica ainda era utilizada



O chamado trono de Dagoberto I, obra de bronze retorcido, com patas de animais, semelhantes aos móveis romanos, mas com uma forma mais audaz, é um verdadeiro monumento bizantino, assim como o trono do bispo Maximiliano, com relevos de marfim completos por um marcode madeira, desenhados para uso eclesiástico, revelando a rica e estilizada ornamentação do período e dando uma idéia de como se concebia o desenho do mobiliário comum da época.


A arquitetura gótica inseriu novos conceitos de espaço graças à utilização de arcos pontiagudos e outras inovações construtivas, contudo, o desenho do século XII não estava sendo influenciado pelo novo estilo. As catedrais eram a manifestação da opulência, mas os interiores eram limitados a móveis de carvalho, simples e funcional, revestidos com tapeçaria.


Os elementos decorativos do gótico não se transferiam para os desenhos dos móveis, pelo menos até o século XV, quando foram introduzidas novas formas. Uma delas foi um tipo de aparador, com uma pequena zona para guardar objetos, sustentado por dois pés laterais altos; tinha espaço para guardar peças sobre a parte fechada assim como uma estante na parte inferior, fechada, para guardar objetos. Outro importante móvel era o armário, com portas grandes, que fechavam um espaço de 1,5 a 2 metros. Junto com motivos arquitetônicos como arcos, colunas e desenhos foliados, também se utilizavam talhas decorativas. As poltronas eram rígidas, com almofadadas. As camas eram amplas. As mesas eram muito simples, na maioria das vezes limitadas a uma tábua sobre dois ou mais cavaletes, o que lhes conferiam maior mobilidade.



Esse estilo, no princípio um fenômeno característico do norte da Europa, seguiu presente nos desenhos de mobiliários até o início do século XVI.

Postado por: Thais, Bruna, Flávio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário