segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Renascimento

O MÓVEL DO RENASCIMENTO

      
        O período do Renascimento é uma época de afirmação de conceitos novos no mobiliário. A casa deixa de ser concebida apenas como a habitação, adquirindo o sentido de residência. Com isto, os móveis deixam de ser peças descoladas da arquitetura; tornam-se parte dos interiores, integrando o planejamento arquitetônico.



RENASCENÇA ITALIANA


        A primeira inovação nos móveis do renascimento italiano foi a arca de madeira decorada, muito elaborada, denominada “cassone”, geralmente usada como presente de casamento, com enxoval e pertences bem guardados. Era um móvel bastante trabalhado e ornamentado, com entalhes, cenas pintadas com temas ligados à Antigüidade

 Cassone

 

Cadeira Savanarola : invenção italiana da cadeira dobrável.

RENASCENÇA ESPANHOLA


         O Renascimento adquire algumas particularidades, como a marcante influência árabe na Espanha, como os delicados desenho em azulejos e couros e a combinação de madeira e metal, continuaram bastante populares durante os séculos XVI e XVII. Durante o século XVI, a principal contribuição espanhola à história do mobiliário foi a criação de um tipo de móvel chamado “bargueño”, composto por uma arca de tampa frontal com várias gavetas sustentadas por um armação.


Bargeño

 Renascimento.
A partir do ano 1300.
Cadeira de espaldar alto - renascimento
Banqueta - renascimento
MUSEU IPIRANGA
 


    O estilo renascentista do edifício de 1895 une sua grandiosidade ao acervo que veio, principalmente, da coleção pessoal do coronel paulista Joaquim Sertório. O acervo de história natural do militar deu origem ao Museu Paulista, localizado dentro do Parque da Independência. Com mais de 125 mil itens, a casa guarda objetos indígenas, mobiliário, armaria, pinturas, ferramentas e outros instrumentos, muitos de uso pessoal. As peças encontradas no acervo do museu retratam a vida no país, especialmente em São Paulo, desde os idos de 1500 até 1950.
     
A construção abriga também duas bibliotecas e seções que tratam de documentação arquivística e iconográfica e laboratórios de conservação e restauro. No passeio pode se observar o trabalho de projeto do italiano Ettore Ximenez, em granito, com adornos em bronze - a estátua em homenagem ao "grito", em cujo subsolo se encontram os despojos de D. Pedro I e suas duas esposas.

Além de ser considerado um marco histórico, o Parque Independência é tombado desde 1975.

Renascimento na França

 

 

 

 

Arte Renascentista

Contexto Histórico
      As conquistas e o contato mercantil com a Ásia ampliaram o comércio e diversificaram os produtos de consumo na Europa a partir do século XV. Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc.

 

Síntese do Movimento
      Além de atingir a Filosofia, as Artes e as Ciências, o Renascimento fez parte de uma ampla gama de transformações culturais, sociais, econômicas, políticas e religiosas que caracterizam a transição do Feudalismo para o Capitalismo.  Nesse sentido, o Renascimento pode ser entendido como a valorização do homem (Humanismo) e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Média.
Mobiliário
      O móvel do Renascimento possui um claro sentido arquitetônico, sendo semelhante aos edifícios da época. Algumas peças parecem miniaturas da arquitetura. A mobília de luxo, ainda é rara; prevalece um sentido medieval no mobiliário e certa rigidez em alguns modelos.

 

Música
     A música renascentista é de estilo polifônico, ou seja, possui várias melodias tocadas ou cantadas ao mesmo tempo. Os maiores tesouros musicais renascentistas foram compostos para a igreja, num estilo descrito como polifonia coral ou policoral.

 

Literatura
     A literatura do Renascimento deu destaque à personalidade individual. Novas formas, como os ensaios e as biografias, tornaram-se importantes. A maior parte da literatura medieval fora escrita em Latim, já os escritores do Renascimento começam a adotar línguas vernáculas, como francês e o italiano. Houve o florescimento de vários gêneros literários como a poesia, o romance, a epopéia, a história e a ciência política.

 

Geografia
   Foi na Península Itálica que o comércio mais se desenvolveu neste período, dando origem a uma grande quantidade de locais para produção artística. Cidades como, por exemplo, Veneza, Florença e Gênova tiveram um expressivo movimento artístico e intelectual. Por esse motivo, a Itália passou a ser conhecida como o berço do Renascimento.

 


Vestuário
Durante a Renascença, as roupas passaram a utilizar bordados cada vez mais complexos e refinados (à base de pérolas e pedras preciosas). O uso de jóias pesadas era bastante apreciado, o preto se apresentava como uma cor que ressaltava estes pequenos detalhes de riqueza. Os tecidos mais apreciados e caros eram o algodão (importado da Índia), seda, veludo, cetim e brocado.
Pintura                                                                                              

Suas principais características são:                                                                                                          
 * Perspectiva: arte de figura, no desenho ou pintura, as diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os princípios da matemática e da geometria.
* Uso do claro-escuro: pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra. Esse jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos.
* Realismo: os artistas do Renascimento não vêem mais o homem como simples observador do mundo que expressa à grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada.
* Inicia-se o uso da tela e da tinta a óleo.
 Arquitetura

      
     Na arquitetura renascentista, a ocupação do espaço pelo edifício baseia-se em relações matemáticas estabelecidas de tal forma que o observador possa compreender a lei que o organiza de qualquer ponto em que se coloque. Suas principais características são:
 
* Ordens Arquitetônicas
* Arcos de Volta-Perfeita
* Simplicidade na construção
* A escultura e a pintura se desprendem da arquitetura e passam a ser autônomas.
* Construções; palácios, igrejas, vilas (casa de descanso fora da cidade), fortalezas (funções  militares).
 
 Escultura

Suas principais características são:                                                                                                 
*Buscavam representar o homem tal como ele é na realidade
* Proporção da figura mantendo a sua relação com a realidade                                                            
* Profundidade e perspectiva
* Estudo do corpo e do caráter humano
 http://arteeducacao702.blogspot.com.br/p/arte-renascentista.html
Luciano 4n9

Nenhum comentário:

Postar um comentário