segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Continuação Postagem Roma e seus Interiores

Reconstrução virtual do Caldarium, Thermae romana de Segobriga, Espanha. O ambiente permanecia quente devido ao ar transportado pelas paredes. Este ar esquentava os tijolos que projetava o calor para o ambiente.


A Recriação artística da magnífica decoração de uma câmara e uma piscina nas Termas de Caracalla: Mármores, colunas, fontes e estátuas. Observe o funcionamento do Hypocaustum abaixo do piso. Existia uma rede complexa de quartos no subsolo, onde havia salas de serviços que permitiam a administração prática da Thermae completamente escondida aos olhos dos visitantes.


Ruínas das Termas públicas romanas em Bath, Inglaterra. A ruptura do telhado original, causou a proliferação de algas. A estrutura de colunas acima do nível das bases é uma reconstrução posterior.

Réplica de um Atrium romano clássico: O Compluvium inundava a casa de luz.


No verão, o Atrium exercia uma função mais formal na casa romana, ficando as atividades de lazer restritas ao Peristylium. O lazer no Atrium acontecia apenas no inverno, no caso desta pintura de Gustave Boulange, um concerto de flautas. (The Flute Player, 1861.)


A decoração do Atrium nas casas da roma antiga impressionava pela riqueza de mosaicos e afrescos. (Reprodução digital da Casa di Paquius Proculus em Pompéia, Itália)


Ilustração hipotética do Atrium na Casa del Fauno (The House of the Faun) em Pompéia, Itália.


Réplica: Atrium da Casa dei Dioscuri em Pompéia, Itália, fielmente recriada em Pompejanum, Alemanha.
O Atrium era um cômodo ricamente decorado, no chão se assentavam mosaicos elaborados e nas paredes, pinturas e afrescos. Quase sempre, abrigavam um Lararium; pequeno “oratório” para os deuses do lar. Por vezes, era também no Atrium que se expunha o busto do dono da casa.

A pintura neoclássica recriava artisticamente a atmosfera da antiguidade. (A Pompeian interior, pintado por Luigi Bazzani, 1882.)


Triclinium (Reproduction): Triclinium era uma sala reservada às refeições, com três leitos dispostos à volta de uma mesa; em cada leito cabiam três pessoas.
Os Romanos, que antes comiam sentados, passam, por influência grega, a tomar as suas refeições reclinados (deitados).
O jantar era um ritual na vida dos antigos romanos e durava desde o fim da tarde até a madrugada.
Para mostrar a importância do espaço, o triclinium era decorado com mosaico ou afrescos nas paredes. Deuses e mitos eram muito comuns na decoração dos cômodos.
Durante o banquete, canções e danças eram usados para entreter os convidados.





Fontes:

http://thearcheology.wordpress.com/

Postado por: Gabriele R., Suélen B.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário